A Gateway Portugal, líder de mercado no fabrico, comercialização e instalação de soluções antifurto, dá a conhecer as formas como a tecnologia pode revolucionar a experiência dos clientes nas lojas.

De acordo com a revista AdWeek, 70 por cento dos negócios afirmam que as estratégias omnicanal são importantes, muito importantes ou críticas para o sucesso. Neste campo em particular, o retalho vê com especial atenção a forma como a tecnologia pode facultar um novo canal de publicidade e de receitas, desde que focada na melhoria da experiência do consumidor. Um bom exemplo deste cenário é a forma como a tecnologia de câmaras inteligentes conseguem simular como determinadas roupas ficam no corpo dos clientes antes da aquisição – uma possibilidade que está de resto a revolucionar a indústria do retalho de vestuário.

Melhorar a relação com o cliente

Num mundo onde todas as empresas lutam por conseguir a atenção dos seus potenciais clientes, a inovação tem uma palavra a dizer nos momentos em que essa realidade se verifica. Um dos métodos mais eficazes de levar a nau a bom porto neste campo passa por otimizar a relação que as empresas têm com os seus clientes. De acordo com a revista já citada, é entre cinco a 10 vezes mais dispendioso angariar novos clientes que manter os clientes que já existem em carteira. Além de métodos tradicionais de gestão de clientes, como sejam os planos de fidelização, existe atualmente uma clara tendência para a evolução para novas experiências de compra – com a elaboração de eventos em lojas, entretenimento de clientes e a disponibilização de um serviço personalizado.

O objetivo? Dar aos clientes uma experiência diferente da que têm online e repor o canal de venda presencial. Em muitas situações assistimos à mistura de experiências: os clientes visitam as lojas para verem e testarem os produtos, mas para depois os comprarem na loja online. Trata-se de uma realidade que até há pouco era estranha: os clientes saem satisfeitos da loja, mesmo quando não levam o produto consigo. Além disso, este método oferece a possibilidade de melhor conhecer os hábitos de compra dos clientes e de encontrar os produtos mais bem-sucedidos.

O papel da inovação

A tecnologia de inteligência artificial assume assim um papel essencial na garantia de novas experiências na loja. Opções como as câmaras Hikvision que a Gateway Portugal coloca à disposição do mercado, e que contam com reconhecimento facial DeepinView, permitem identificar o género e a idade do cliente de forma a adequar a oferta de produtos, garantindo uma experiência mais envolvente.

Estas câmaras contam com tecnologia de Deep Learning conseguem fazer cuidadosamente esta análise e consequentemente estão na base de potenciais esquemas de clientes VIP (naturalmente com o consentimento do mesmo). Neste caso, as câmaras reconhecem o cliente no momento em que ele entra na loja e um dos colaboradores é alertado para este facto e recebe todas as informações de que precisa para melhor atender o cliente e melhorar a sua experiência com um serviço mais personalizado. A compreensão do comportamento do consumidor é determinante para definir novas estratégias comerciais na loja e para melhor servir o cliente.

Estes argumentos contam ainda para adicionar novos elementos de diversão e promover o sentimento de envolvência com a marca, assegurando a longo prazo melhores níveis de retenção do cliente e mais garantias de que este vai partilhar a experiência com amigos e conhecidos.

A forma como a tecnologia está a revolucionar a experiência de compra nas lojas estabelece um novo paradigma de envolvência entre os clientes e as marcas. A Gateway conta com uma abrangente oferta de soluções com tecnologia de vanguarda que são capazes de melhorar a experiência do cliente e garantir a segurança do espaço e dos artigos colocados à venda. As câmaras e as soluções de sinalética digital da Hikvision são algumas das soluções capazes de garantir estas mais-valias e de trazer novamente os clientes às lojas físicas garantindo novas experiências”, sublinha Ricardo Mestre, Diretor de Marketing da Gateway Portugal.

Para mais informações, consulte www.gateway-portugal.com/solucoes/sistemas-de-videovigilancia/.

Escreva e pressione a tecla Enter para procurar